Bolo de Banana Simples | Vegano, Fácil e Acessível

Faz um tempo que estou veganizando.
Quando decidi que minha alimentação seria 100% vegetal, minha primeira preocupação foi referente aos docinhos e besteirinhas. O almoço e o jantar tiraria de letra, afinal era ovolacto e já estava acostumada à todo tipo de grãos, cereais, verduras e legumes - mas o que comeria no café da manhã? O que colocaria no pão? Qual seria o acompanhamento para o cafezinho da tarde?

Foi quando comecei a procurar receitas fáceis e acessíveis para substituir o pão de queijo que comprava congelado no mercado ou o bolo da "casa de bolos" da esquina. Encontrei várias e pretendo compartilhá-las com vocês em meu canal do youtube - mas, enquanto isso não acontece, vou compartilhando por aqui!

A receita do bolo de banana foi uma das primeiras que pesquisei e testei - desde então, sou completamente apaixonada e não há uma semana na qual não faça. Já experimentei a versão integral, com aveia, com chocolate... hoje trago a versão mais simples (e barata) de todas, que não deixa de ser deliciosa.




Receita
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 pitada pequena de sal
2 bananas 'nanicas' grandes (de preferência, bem maduras)
1 pitada de canela (opcional)
2 xícaras e 1/2 de água filtrada
1/2 xícara de óleo vegetal

Modo de Preparo
Amasse uma das bananas com um garfo e reserve.
Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal, fermento e canela). Adicione a água filtrada, o óleo e misture novamente até obter uma massa homogênea. Por último, acrescente a banana amassada e incorpore bem.

Despeje essa massa em uma forma de bolo redonda com furo, untada com óleo vegetal e enfarinhada. Corte a banana que sobrou em rodelas e distribua-as na superfície de todo o bolo. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Quando dourar, retire, espere amornar, desenforme e sirva!




Sim. É só isso!
O bolo fica extremamente macio, molhadinho e bananudo - perfeito para seu café da tarde. Sinceramente, não percebi diferença alguma no sabor se comparado a um bolo que leve leite e ovos - experimente e depois me conte!

EDIÇÃO:
Vai aqui uma receita similar, porém com a banana caramelada ♥



Dicas

- Você pode substituir o açúcar comum por açúcar demerara ou mascavo sem problema algum;

- Você pode substituir uma das xícaras de farinha branca por integral ou aveia em flocos finos (ou seja, 2 xícaras de farinha e 1 xícara de aveia/farinha integral);

- Você só precisará untar a forma caso deseje desenformar o bolo - ele não gruda muito;

- Você não precisará de algum substituto de ovo (como gel de linhaça, por exemplo) - a banana amassada também tem essa função;

- Você pode fazer na batedeira - nesse caso, adicione o fermento por último e não bata muito depois disso.


Espero que goste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados para que eu não deixe passar nenhum sem ser lido. Se for criticar, critique com respeito :)