Sobre Black Sails e a Pirataria

Quem é vivo sempre aparece, não?

Essa semana estou bastante desligada de maquiagens, tutoriais, looks, cosméticos... enfim, desligada do tipo de assunto que costumo abordar aqui ou no canal. Sabe aqueles dias que a gente tira pra ficar encolhido num canto, fazendo coisas relaxantes e saindo da rotina mental? Decidimos, o Yuri e eu, nos recolher para jogar, fazer música, assistir a maratona de mais de 20 filmes do James Bond (estamos no 7°), desenhos, seriados...

Por falar em seriados...
O Yuri se interessa demais pela história dos piratas. Quando digo isso, não me refiro somente à pura ficção - como em Piratas do Caribe da Disney - me refiro principalmente aos verdadeiros piratas do Caribe! Os homens sem bandeira, que criavam suas próprias leis e aterrorizavam os 7 mares! Homens e mulheres como Henry Morgan, Edward Low, Anne Bonny, Mary Read e Charles Vane.

Acontece que a fixação dele pelo assunto é tão grande que acabou me infectando também rs. Ele sempre aparece em casa com um livro mais interessante que o outro e, tendo lido alguns deles, não tenho como negar que a história real é muito superior à qualquer ficção que as toma por inspiração. Ai apaixonei.


Alguns dos livros históricos que temos sobre Piratas, nacionais e importados


Mas óbvio que nos interessamos pelos Piratas do Caribe da Disney, da vida, também! Então assistimos filmes, compramos jogos, lemos livros de ficção...

Um desses livros, bastante famoso, é A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson.
Trata-se de um livro infanto-juvenil que conta a história do garoto Jim Hawkins, que sai para o mar em busca do tesouro escondido pelo temido Capitão Flint.

Então lá estou eu, vivendo minha vida pacatamente, quando sr. Yuri aparece falando que fizeram uma série inspirada nesse livro, contando os acontecimentos que se passaram 20 anos antes da história narrada nas páginas. ÓBVIO que corremos procurar para assistir.


Black Sails (Duas Primeiras Temporadas)

Não estávamos criando expectativa alguma. Pensamos que seria uma daquelas séries extremamente fantasiosas, com piratas Jack-Sparrownianos. Nada contra, mas quando se trata de ficção, são poucas as obras que retratam os piratas da maneira que realmente eram; pessoas ambiciosas, sem escrúpulos, vivendo de acordo com suas próprias regras; vezes assassinos sanguinários, vezes apenas inconformados com as leis que regiam seus países.




Demos com a língua nos dentes logo no primeiro episódio!

A série mistura os personagens fictícios do livro A Ilha do Tesouro com personagens históricos. Dentre os históricos, roubam a cena Charles Vane, Anne Bonny e John Rackham - todos com histórias fictícias, claro, mas mantendo a personalidade dos piratas que os inspiraram. Também vemos alguns acontecimentos históricos relatados ficcionalmente, o que me chamou muito a atenção.

É trazido de forma realista como as pessoas viviam naquela época, como os governantes lidavam com os assuntos das colônias e como tentavam minar a grande influência da pirataria de seus negócios. Não vemos pudores nas cenas de sexo, nas cenas de batalhas sangrentas ou nas cenas que chamam a atenção para pessoas sendo tratadas como animais - como gado - e vendidas aos poderosos comerciantes de café e açúcar.

Sério, você só vai saber o que é plot twist quando assistir a essa série. A história é envolvente demais, cada episódio é melhor que o outro e a segunda temporada, arrisco dizer, foi melhor que qualquer temporada de série que eu já tenha visto, excluindo Vikings, que fica pau-a-pau.

Tenho muitos, mas MUITOS, motivos para amar a série. Não vou contar porque seriam spoilers absurdos, mas confio que você encontrará vários deles conforme for assistindo.

Enfim, eu recomendo demais!


Senti a necessidade de espalhar para todos porque, apesar da série já ter sido renovada até a quarta temporada, eu morro de medo que cancelem por falta de feedback (o que aconteceu com Constantine recentemente) - então quanto mais pessoas eu puder aliciar para dar apoio no facebook, no twitter e etc, eu farei!

Ainda não há distribuição no Brasil; por enquanto, a única maneira de assistir é online ou baixando os episódios via torrent na Baía Pirata (hehe) e as legendas no site Só Legendas.

Como eu apoio os produtores dos conteúdos que gosto, assim que encontrar a série disponível em DVD, irei adquirir (como sempre fazemos com as séries/filmes/jogos/cds/etc que gostamos e encontramos). Enquanto isso, vamos acompanhando pela internet mesmo!

Eu espero muito que você tenha gostado da dica!
Se for assistir, venha me contar o que achou! Se já assiste, me conte aqui nos comentários o que acha!

Beijos grandes e até a próxima postagem!


Me sigam nas redes sociais:

21 comentários:

  1. Pode parecer clichê, mas ao ler esse post lembrei tanto de Alestorm! kkkkk
    Eu já me interessei muito pelo tema "piratas" também, quando eu era menor tinha um almanaque com diversos contos córsegos e piratas e eu adorava. Mas o meu "negócio" mesmo é sci-fi, robótica e essas coisas hoje em dia.
    Adorei o post :) Vocês devem ser um casal muito legal de se conversar, são muito cultos e também se gostam muito.
    Bjo :*

    www.inexplicited.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eehuehuehe pior que a gente já tentou escutar Alestorm mas não desceu, sabe?
      Obrigada mesmo, Ariel! Nos sentimos lisonjeados <3
      Beijo grande!

      Excluir
  2. Dica anotada! To adorando assistir séries, e essas com tema de piratas me seduzem, eehueh
    Beijos!

    http://espelho-de-prata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste quando for assistir, Andressa!!
      Beijões!

      Excluir
  3. Fiquei muito interessada! ! Tb gosto do tema!! Obrigada pela dica! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que tenha gostado, Margarete!!! Depois me conte o que achou!!
      Beijões!

      Excluir
  4. É difícil se desvincular da imagem de Jack Sparrow sempre que se pensa em pirata, é isso ai sempre apoiando aqueles que fazem algo que nos agradam.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso o que eu acho engraçado rs rs Tantos piratas incríveis e é sempre do Jack que o povo lembra!
      Beijões, Yasmin!

      Excluir
  5. Eu nunca tinha comentado aqui no blog, mas fiquei tão feliz com esse post... Eu acompanho essa série desde que começou, amo de paixão! É uma das minhas favoritas! O chato é que ninguém que eu conheço vê (e não foi por falta de indicação), então não tenho ninguém pra conversar sobre <3
    E o que foi aquela finale da season 2???? Pelos Deuses, não vejo a hora de sair a terceira logo!

    Beijão, Sândila! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem eu pra conversar *o*
      A segunda temporada foi espetacular, não? Revelações tão incríveis que eu fiquei até emocionada!! Só sei que pretendo assistir tudo de novo quando estivermos próximos da próxima temporada rs rs também não vejo a hora!

      Beijões, minha linda <3

      Excluir
  6. Senti sua falta por aqui, mas vi que foi por uma boa causa. Tão gostoso ficar um tempo com o amor, né San? *-*
    Interessante esse teu novo vício por piratas, confesso que nunca corri atrás dos fatos históricos e panz, mas depois do seu post fiquei super curiosa.

    Beijão, coisa linda =***

    ☂ Blog Faroeste Manolo ☂
    ♦ Fanpage ♦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, minha linda, fiquei toda contente com o comentário <3 Obrigada pela lembrança!

      E novo, novo, não é rs rs Mas te recomendo muito correr atrás de algumas histórias, pois são mais que interessantes! <3

      Beijões, deusa!!

      Excluir
  7. No site mega filmes HD sempre tem uma porrada de séries completas e já com legenda, inclusive essa. Nem precisa baixar nem nada, é só clicar e assistir. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela dica, Eduarda! Esse site eu não conhecia!

      Excluir
    2. Hahaua imagina! Eu que agradeço pela dica da série, fiquei maravilhada também. Até tô me segurando pra não ver toda a segunda temporada de uma vez só heue, amei muito!!

      Bjo ^_^

      Excluir
    3. Ahhh, tão feliz que tenha gostado *-*
      A segunda temporada trazem umas revelações que, olha... me fizeram amar ainda mais a série *------------*

      Excluir
  8. Também acho bem legal essa coisa de piratas e tal. Mas é como você disse, muito da realidade deles é deturpada em filmes e outras coisas do tipo.
    Achei legal a indicação da série, mas eu tenho graves problemas com séries, porque não tenho paciência pra esperar lançarem as temporadas. Aí só pego pra ver uma quando ela ta completamente lançada, porque se eu estiver assistindo e eles cancelarem sem eu saber como termina eu morro de vez... rs
    Enfim, espero que não cancelem essa e que eles terminem ela logo pra eu poder assistir... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eheuehuehe eu sou assim também, Mone! Mas fico me torturando! Nesse momento, estou reassistindo essa série e putíssima da vida, porque a próxima temporada só sairá no começo do próximo ano. É chato esperar!

      Poxa, mas assista sim, quando puder! Vale muito a pena!
      Beijões!

      Excluir
  9. Eu assisti Black Sails e adorava! Cheia de reviravoltas inesperadas! Mas prefiro umas mais antigas hehehe
    Tem outra, ótima tb, chamada Crossbones, que é super legal tb. Vale a pena conferir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO obrigada pela dica, Vívien!! Eu não conhecia, dei uma googleada e já adorei!!! Vou tratar de assistir!
      Beijos!

      Excluir
  10. Parabéns pelo post. Um tema muito bacana de se trabalhar. Tanto no cinema, na literatura e na história, existem Piratas (reais ou fictício) que valem a pena conhecer. Como contribuição, deixo aqui uma lista de livros que utilizo nas minhas pesquisas sobre o tema:


    BUTTERFIELD, Moira. Piratas. Tradução de Giovana Franzolin. São Paulo: Alto Astral, 2012.

    CHILDRESS, David Hatcher. Os piratas e a Frota Templária perdida: O segredo de Cristóvão Colombo. Tradução de Júlia Vidili. São Paulo: Madras, 2006.

    COUTO, Sérgio Pereira. A história secreta dos piratas. São Paulo: Universo dos livros, 2006.

    DEFOE, Daniel. Uma história dos piratas. Tradução de Roberto Franco Valente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

    FRANÇA, Jean Marcel Carvalho; HUE, Sheila. Piratas no Brasil: As incríveis histórias dos ladrões dos mares. São Paulo: Globo, 2014.

    História de piratas e corsários. Tradução de Maria Stella Barcellos Machado. São Paulo: Melhoramentos, 1979.

    JOHNSON, Cap. Charles. Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003.

    MORETTI, Fernando. Piratas: Uma história secreta. São Paulo: Escala, 2008.

    MIGUENS, Silvia. Breve história dos piratas. Tradução de Marcelo Maneo. Rio de Janeiro: Versal, 2014.

    REIS, Ernesto. Piratas no Atlântico Sul. São Paulo: Giostri, 2012.

    SHELLEY, Klein. Os piratas mais perversos da história. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Planeta do Brasil, 2007.

    WOODARD, Colin. A república dos piratas: A verdadeira história dos Piratas do Caribe e do homem que os derrotou. Tradução de Deborah Guerra. São Paulo: Novo século, 2014.

    Grande abraço e sucesso!!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu não deixe passar nenhum sem ser lido. Se for criticar, critique com respeito :)