Sobre minha relação com o consumo + vídeo de compras

Depois de ter lido um ótimo texto onde a Jaci expõe sua opinião sobre o consumismo - dando dicas para fazer uma coleção legal de maquiagens, no blog Cor de Iogurte - e de ter prometido fazer um vídeo mostrando minhas comprinhas de maquiagem, resolvi dar meu parecer sobre o assunto.

~

Sábado à noite aconteceu algo engraçado quando saia do trabalho.
Lá estava eu, pegando minha mochila em formato de caixão e me preparando pra ir pra casa. Na porta, estava um segurança com o qual tinha trabalhado dois anos atrás conversando com outro rapaz. O cumprimentei, dei as costas e ele falou "Não acredito que você ainda tenha esse caixão!!".

Ri da situação e fui pensando sobre o assunto enquanto caminhava até minha casa.
Me surpreendi quando lembrei que uso a mesma bolsa de caixão todos os dias (seja para trabalhar, ir no supermercado ou sair), nos últimos cinco anos.


A famigerada mochila


Não me orgulho disso. Também não me envergonho. Apenas sou assim.
Gosto da bolsa, ela ainda está usável, tem um charme à mais - que só o tempo e muita surra são capazes de dar às coisas - e simplesmente não calhou de eu encontrar uma outra que gostasse tanto para substituí-la.

~

Vocês já repararam nos looks que posto no blog?
Em 90% deles, estou usando exatamente a mesma bota da marca Pulo do Gato. Tenho poucos sapatos (essa bota, um coturno simples, um sapato boneca e uma sandália modificada) e nem chego à usar todos eles com frequência.

~

Essas coisas acontecem por que sou mão-de-vaca e economizo até a última gota?
Eu sinceramente parei para refletir (por não me considerar uma pessoa mão-de-vaca) e cheguei à conclusão de que, na verdade, eu me apego muito às coisas das quais gosto e, em contrapartida, odeio acumular quinquilharias inúteis. O Yuri que o diga, pois quando rola uma faxina em casa, metade da mobília vai para o lixo...  rs

Se tenho alguma coisa que está guardada há tempos, eu logo dou um jeito de me livrar dela. Normalmente jogo no lixo (por ser um item que usei inescrupulosamente e não tem mais condições de ser re-utilizado) ou vendo (por ser um item que comprei e nunca usei).

Isso acontece, também, com minhas maquiagens.
Logo quando criei o blog, estava caindo na armadilha de comprar produtos indiscriminadamente para, apenas, fazer um texto dando meu parecer à vocês. Comecei a acumular alguns produtos e logo cai na real: várias maquiagens que eu não usava estavam ocupando meu espaço e chegando à data de vencimento.

Parei, pensei, joguei vários produtos fora e me prometi algo: "Só irei comprar maquiagem que realmente irei usar - e irei usá-la com a maior frequência possível, para que os produtos não fiquem parados".
Depois disso, vez ou outra eu me peguei comprando algo por mera curiosidade, sem sequer pesquisar resenhas antes (coisa que eu sempre faço), mas essa é uma atitude que diminuiu de forma assombrosa.

Para me ajudar com o hábito de não comprar inutilidades, estou aderindo às wishlist's, pois realmente elas fazem uma baita diferença! Eu não sabia o poder que uma wishlist tinha, até perceber que - enumerando as coisas que queremos - conseguimos um tempo para pensar se realmente as usaremos com frequência ou se (no caso das roupas) poderemos combiná-las com o que já temos. Além disso, chegando à conclusão de que realmente queremos aquele item, a wishlist nos ajudará a manter o foco e a consegui-lo mais depressa.

Dito isso, posso adiantar duas coisas pra vocês:
- Irão aparecer listinhas de desejos aqui no blog;
- Com a economia, as pizzas estão rolando soltas!

E vocês? Qual critério usam quando querem comprar algo novo? Saem comprando tudo, mesmo, ou pensam e repensam?
Compartilhem seus métodos comigo <3


Beijões!


Me sigam nas redes sociais:

22 comentários:

  1. Eu tambem faço wishlists. Com elas, foco mais no que quero comprar, e parece que olhando todos aqueles itens, fica mais claro saber se eu realmente preciso ou não de tal produto.
    Agora estou doando algumas coisas e minha meta é ter um guarda roupa do qual eu use todas as peças/maquiagens. Tomara que eu consiga! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha meta é a mesma que a sua, Larissa! Apesar de ser uma pessoa regrada com as coisas que compro, tenho muitas coisas que ganhei ou que comprei em épocas passadas que não uso e ficam encostadas. Isso me tira do sério! Não quero ter a impressão de que estou jogando meu dinheiro fora ou entupindo de tralhas um espaço que poderia ter sido melhor aproveitado.

      Boa sorte pra nós!

      Excluir
  2. Sandila, quanto a postagem, devo dizer que eu me identifiquei bastante. Mas, confesso que o que me fez realmente parar para refletir sobre as minhas compras foi a questão financeira. Certo dia minha mãe veio me fazer uma visita, e sugeriu que eu fizesse uma limpa no guarda roupas para jogar fora, ou doar o que eu não usasse, porque eu vivia com a impressão de que não tinha roupa, mas o móvel continuava cheio. Segui o conselho dela. E lá se foi um saco grande de roupa que eu simplesmente não uso, e inclusive, lá continha algumas peças novíssimas que eu usei no mais, umas 3 vezes. O fato é que, me doeu o coração ver que eu poderia ter comprado produtos que eu realmente precisava, mas gastei com algo que além de não ter uso, não significava necessariamente nada pra mim. O mesmo eu fiz com as minhas maquiagens. E, hoje em dia, eu sou realmente muito mais contente por avaliar o que é que eu estou precisando, e posteriormente guardar um tempinho para dar uma olhada nas resenhas da internet, observar a questão do custo-beneficio e ai sim, ser feliz com as compras. Quanto ao vídeo, devo dizer que o meu coração acelerou quando eu vi o jumbo branco. Já havia algum tempo que eu comprei um lápis branco no calor do momento e ele simplesmente me serve como um marca texto, que eu uso para fazer marcações no E.V.A. HAHAHA. Pra mim, ele é um elefante branco. E exatamente por isso, estou muito contente e espero ansiosamente pela sua resenha dele, e do batom vinho também. No momento eu perdi o nome dele no ar, mas a cor me pareceu muito linda. Oh, sim, estou ansiosa para ver os looks que você vai construir com o gliter. Quem sabe assim eu não crio vontade e inspiração de usar um pouco? Obrigada por compartilhar um pouco do que sabe com a gente, eu andei meio sumida, mas venho sempre feliz acompanhar o seu blog.
    Um beijo grande,
    Thays.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thays, minha linda! *-*

      É sempre bom reavaliar nossas prioridades! Eu sempre fico tremendamente triste quando percebo que comprei algo que não irei usar - seja porque não se adequou ao meu estilo, seja porque acabei não gostando depois de ver direito. Falei que não sou mão-de-vaca e tudo, mas poxa, gastar dinheiro com algo e não usá-lo depois, é jogar dinheiro e energia no lixo!
      Comprar algo novo é sempre bom - mas gostar do que compramos e fazer um bom uso, é ainda melhor!

      E estou ansiosíssima para postar logo a resenha do Jumbo. Eu tive uma impressão maravilhosa dele e tenho certeza de que será um dos produtos que, futuramente, irei repôr em meu estoque pessoal rs O batom também é lindo! Espero que realmente eu o use com frequência rs

      Obrigada pela visita, minha linda!
      Beijões!

      Excluir
  3. Oi Sandila!
    Achei bem louvável tal atitude sua,acredito que poucas pessoas conseguem fazer isso...desde quando comecei a ganhar meu próprio dinheiro,eu faço lista pra tudo!E sempre mantive o foco naquilo que eu queria,já juntei grana que no final das contas,me ajudou na hora do aperto.A única situação que me fez desvirtuar desse hábito,foi quando engordei 20 kg e passei do manequim 36/38 pro 42/44 porque a pressão de mudar do interior de São Paulo para a Capital do Paraná,foi demais pra mim.Daí para não ficar pelada,comprei compulsivamente,comprei muitas coisas que não tinham a ver comigo por necessidade,a maioria dessas coisas eu doei,poucas peças eu vendi e agora me sinto bem com o que tenho e pude retomar as minhas listas!
    Outra coisa que eu sempre fiz,foi marcar meus gastos para ter uma média e saber onde e quanto posso gastar por mês...e essa parada de apego eu sei bem o que é,me antes de engordar eu tinha peça com mais de sete anos,tem coisa que eu usei até sei lá fugir de mim. xD.Uma coisa que eu sempre digo:Se você passou ali,viu algo espere e não compre,se daqui um mês ou mais você ainda querer ai sim,compre!Eu sou meio pão dura,mas só deixo de comprar algo se de fato eu não querer mesmo!
    E realmente fazendo isso,sobra mais grana pra pizza ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu percebi o quanto fazer listas melhora a nossa mentalidade de consumo! É exatamente o que você disse, minha flor: se ainda quisermos algo depois de um mês, é por que realmente pesamos todas as possibilidades e aquele determinado item vai fazer alguma diferença!

      Agora eu tenho que adquirir o hábito de listar as contas e os gastos mensais, pois muitas vezes acabo enfiando os pés pelas mãos e esquecendo alguma conta importante (como a do dentista, que tenho que remarcar quase todo mês porque esqueci de guardar o dinheiro). hauhuahuha

      Muito obrigada pelo comentário, Marcela! Nesse quesito, me inspiro muito em ti e em suas postagens sobre roupas <3

      Beijões!

      Excluir
  4. Posso dizer que sou uma versãozinha de você!
    conto em uma mão quantos sapatos eu tenho e ainda sim, também não uso todos, por exemplo.
    Mas sempre fico me perguntando sobre isso mesmo, de wishlists. Teoricamente eu adoraria ter tanta coisa.... que será que eu acabaria nem usando todas
    qual o sentido de ter apenas por.... ter?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Não faz sentido algum!!
      Eu me vejo namorando peças de roupa que dificilmente eu usaria! Saltos muito altos (aos quais não sou acostumada), peças mais curtas ou muito mais decotadas do que as que estão em minha zona de conforto... As vezes dá vontade de comprar certas peças só pra ficar admirando - mas vamos ter amor ao nosso dinheiro, né? ahuahuahuha

      Beijões, minha flor!

      Excluir
  5. Hoje em dia , costumo pensar bem antes de comprar algo . Penso em comprar só se eu for realmente usar pois o dinheirinho é suado e como estou desempregada , bom senso é um bom negócio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que podemos fazer de melhor, Marcela! Nosso dinheiro e nossa auto-estima agradecem!
      Muito obrigada!

      Excluir
  6. Exatamente o que eu penso sobre wishlists Sandila :)
    As vezes, muitas vezes, fico pensando e repensando sobre cada desejo meu, daí com o tempo vou percebendo "nossa, imagina se eu tivesse comprado aquele sapato?" e afins.
    Estou voltando a postar e tem um post justamente de wishlist contando isso.
    E outra coisa muito importante é esse consumo consciente, a gente acaba, muitas vezes, ignorando a qualidade, usabilidade e relevância dos bens materiais, ter é o que há e ponto final né...
    É libertador quando você consegue se soltar dessas amarras. Acumular só se for boas energias e arquivos tipo músicas e filmes no HD né? Hehe.
    Beijos cremosos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eheuheuhuehe
      Agora eu te confesso que coleciono cd's. Muitas vezes, prefiro deixar de comprar uma peça de roupa para comprar um cd de uma banda que gosto - mas, dessa forma, não só estou me ajudando (comprando algo que gosto) como estou ajudando as minhas bandas queridas a continuarem na estrada - ai, acho válido!
      Mas, de resto, comprar por comprar, acumular e acumular - sem propósito - é algo que me soa triste e vazio... como se os muitos objetos servissem para preencher algo mais importante que está faltando.

      Muito obrigada, Dinha!

      Beijões!

      Excluir
  7. Já comprei roupas por achar bonitas e acabei nunca usando. Hoje fico namorando por um tempo até decidir se realmente preciso, se vou usar, se combina com o que tenho e etc. Tento dar uma geral no armário de vez em quando e me desfazer de coisas que não uso.
    Porém, já me aconteceu de ver uma peça que gostei, não comprar na hora e depois quando voltei pra comprar não tinha mais e me arrependi. Então, se vejo uma coisa e gosto muito, tipo PRECISO DISSO, eu compro. Se gosto muito mas o preço tá muito salgado ainda seguro um pouco. Se eu gosto um pouco mas não acho indispensável, deixo pra uma próxima oportunidade e/ou compro outras coisas que estão na prioridade.
    Com maquiagem passou um pouco minha afobação, atualmente compro só o que preciso. Tenho uma pequena lista de desejos de coisas que não conheço/quero experimentar mas que vou comprando aos poucos, na medida do possível.
    Teve uma época que eu comprava muitos esmaltes, de todas as cores, estava com mais de 100, repassei alguns mas ainda vou repassar um tanto que estão encostados. Atualmente não tenho muito tempo de sobra pra fazer a unha sempre, então parei de comprar coisas novas e só reponho minhas cores preferidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Windie, infelizmente eu estou com esse problema - o da falta de tempo - também! Acaba que eu não consigo me maquiar como gostaria e meus produtos vão "encostando". Isso me deixa triste e irritada =\

      E, então, ultimamente eu estou parando pra pensar direito até nessas peças, do "Preciso Disso"! Por que eu já havia comprado algumas coisas nesse impulso e, ao chegar em casa, acabava percebendo que a peça não combinava comigo, ou com as coisas que eu já tinha, e acabava por ficar encostada rs rs Agora, sempre que isso acontece, eu deixo pra depois até realmente decidir se quero a peça. Se eu volto na loja e a peça se foi, penso que não era pra mim rs rs

      Enfim, muito obrigada por compartilhar sua opinião comigo!
      Beijões!

      Excluir
  8. Maravilhoso post San! Fico muito feliz de ver blogs que incentivam um consumo racional e consciente, já que tantos fazem exatamente o contrário. A gente vive uma ditadura de consumo onde "quem consome mais é, por isso, melhor". Parece clichê, mas mesmo que seja é um assunto que necessita ser retomando sempre.

    As coisas que nós temos, gostamos e que estão em condições de uso têm mesmo que serem usadas. Por que motivo racional trocar? Só por trocar? Por razões de obsolescência perceptiva? Gente, é inaceitável essa lavagem cerebral que a propaganda faz de "compre", "compre", "compre", "compre por comprar". Fazer uma wishlist é realmente uma ótima dica para ter ordem sobre essas coisas. Estou com um post rascunhado com um depoimento pessoal sobre problemas que eu já tive com consumo, não tive coragem de publicá-lo, mas seu texto me encorajou. vou fazer isso hoje mesmo. Beijão ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que li seu comentário no facebook, fiquei interessadíssima em ler seu post sobre o assunto. É exatamente o que você falou: é um assunto que sempre vale a pena retornar. No mundo atual dos blogs, o que mais vemos é o incentivo do consumo irracional, do consumir por consumir.
      Foi o que eu disse num comentário acima: o que eu penso sobre quem consome desenfreadamente é exatamente o contrário desse "mais consumo, melhor pessoa". Penso que falta algo na vida dos compulsivos - algo esse que eles tentam preencher ostentando seus bens.

      Eu vejo essas moças que fazem questão de trocar de bolsa todos os dias e me pergunto de onde vem essa necessidade, essa urgência toda. Não consigo pensar em outra coisa senão no que disse...

      Enfim, muito obrigada mesmo, Jaci!
      Beijões!

      Excluir
  9. Sandila sua linda,eu tbm tenho coisas de muitos e muitos anos,e um certo apego emocional a algumas peças,tem coisas que a gente usa por que ama mesmo ne?
    tenho algumas coisas que se deixar saem sozinhas kkkkk
    sempre me desfaço de coisas que não uso muito tbm,mas evito fazer isso quando estou em crise emocional,pq acabo mandando embora e me arrependendo depois.
    tento fazer wish lists tbm,porque tem coisas q com o tempo vc ve q não queria tanto assim,ou não sera tão útil.
    confesso q tenho varios sapatos rs e alguns q raramente uso,porem são todos sapatos de brechó,baratinhos,não tenho condições de pagar caro em nada,busco sempre oq é possível pra mim.
    bjos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço muuuuuito isso! Desapego de uma peça que costumo usar muito... depois de alguns dias, me pego procurando desesperadamente por ela, pra usá-la huahauhauha Depois eu fico me perguntando por que diabos fui me desfazer da peça =\

      E as wishlists são ótimas exatamente para esse fim! Agora que peguei o jeito, estou fazendo lista pra tudo rs

      Beijões, minha flor!

      Excluir
  10. Oi Lindona!
    Bom, eu também sou como você - não compro - Kkkkk!!
    Na verdade compro suuuuper pouca roupa porque é dificil algo "diferente" que me chame a atenção e como tenho muita coisa preta, elas se combinam, então a possibilidade de montar look intercambiando peças pretas é quase infinita! Eu repito muita roupa, uso até gastar! Calçado então nem se fala! Se eu compro 3 no ano é muito! Repito muito também!! Uma coisa que eu preciso me controlar que sou um pouco compulsiva é tecido, porque é barato e de 1,5 metro eu consigo fazer 2 ou 3 pecinhas e aí já viu né? Não à toa tenho dezenas deles encalhados porque comprei por impulso e ainda não costurei nada!
    Eu tenho apego emocional também e jogo tudo fora, mas roupa, calçado e acessório eu tenho dificuldade!
    Eu tenho uma técnica que é a seguinte, se eu saio e gosto de uma roupa, eu não compro no momento. Eu espero horas ou um ou 2 dias. Se a roupa não sair da minha cabeça, volto lá e compro. Agora, se eu esquecer dela... não compro. E na maioria das vezes esqueço viu? As lojas tem todo um esquema de seduzir a gente ao consumo: musica, luz, espelho... e saindo daquele ambiente a gente reflete melhor se precisa ou não. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exaaaatamente!
      As lojas seduzem a gente com todo um jogo de artimanhas. Até as peças parecem ficar melhor em nós quando a provamos na loja do que quando a provamos em casa. Fora que, em algumas lojas, os vendedores enchem tanto o saco que acabam ganhando muitos pela falta de paciência (sei disso, pois já fui vendedora numa loja de roupas - as pessoas ficam sem graça e sempre acabam levando algo).

      E essa tática de esperar um pouco para pensar melhor, sempre funciona. Se a vontade de comprar persistir, é por que realmente queremos/precisamos daquilo! Fazer algo por impulso (no sentido financeiro) dificilmente dá certo.

      Excluir
  11. "Eu me apego muito às coisas das quais gosto e, em contrapartida, odeio acumular quinquilharias inúteis." - me definiu. Bem que você disse no meu texto de minimalismo, somos muito parecidas! <3

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu não deixe passar nenhum sem ser lido. Se for criticar, critique com respeito :)