O que é ser gótico? E ser você mesmo, o que é?

Antes de mais nada, se você quer saber do que realmente se trata a subcultura gótica, leia esse FAQ maravilhoso, que contém muitas tiradas cômicas, escrito pelo Kipper e sua esposa Flávia.

Existem dois códigos que são essenciais para alguém ser considerado parte do gótico: seu estilo musical e seu estilo visual. Ouvir The Cure e vestir arrastão te faz muito mais gótico que saber de cor cada palavra escrita no romance "O Estrangeiro" do francês Albert Camus ou saber como se desenvolveu o horror expressionista. Agora, interessante é saber que R. Smith usou o romance de Camus como inspiração para compôr a música "Killing an Arab" e que as referências estéticas dos góticos vem de filmes como "O Gabinete do Dr. Caligari", do expressionismo alemão.

O que eu quero dizer com isso? Que o gothic rock, o darkwave, o ethereal, o preto nas vestimentas e a maquiagem pesada tem um motivo de ser. Pense: as pessoas sempre se inspiram naquilo que gostam. Se eu adoro filmes de horror, é natural que queira enfeitar meu quarto com bonequinhos do Drácula (interpretado por Bela Lugosi, é claro), com crânios, com caixões, com a cor negra... É natural que eu adore a música Bela Lugosi's Dead do Bauhaus, porque eu acho o Bela Lugosi um ator esplêndido! Enfim, é uma coisa que leva a outra.

Sabe o que acontece? As pessoas confundem muito a preferência com a obrigação de gostar de determinados temas. Você não decide algo como "hoje eu quero virar gótica" só porque achou as roupas legais e depois diz: "Bom, já que eu vou virar gótica, tenho que gostar desse tipo de literatura, desse tipo de música e desse tipo de filmes".

Uma pessoa que não segue modas decide que vai ouvir o que combina consigo, se vestir da maneira que gosta, assistir o tipo de filmes que aprecia e frequentar o tipo de festa que toca suas músicas preferidas - e depois essa pessoa acaba notando que tudo isso a fez ser parte integrante de uma subcultura onde muitos outros adoram as mesmas coisas! Olha que interessante!

Quero dizer com isso que sou gótica? Não! Eu quero dizer com tudo isso que não importa! :D
Quero dizer que realmente não me faz diferença saber se as músicas que escuto são ou não parte integrante da subcultura gótica, se os góticos costumam gostar dos mesmos filmes que eu, de frequentar os mesmos lugares ou de ler sobre os mesmos temas. Eu gosto de muita coisa que não faz parte da subcultura gótica e não sinto necessidade de me afirmar parte de um grupo (gótico ou banger). Tenho percebido que muitas pessoas tem preferido não se afirmar parte de nada, também: e a verdade é que não faz diferença nenhuma.

Quem se afirma gótico pode gostar de muitas coisas "de fora" da subcultura, bem como quem jura de pés juntos que não é gótico pode gostar apenas dos "signos" da subcultura. Nem um dos dois está errado, de forma alguma!

Só digo uma coisa: não se importe com isso. Escute o que você gosta, vista-se com as roupas que te fazem sentir-se bem e assista os filmes que preferir - isso é ser você mesmo...
Mas tenham certeza de uma coisa: quando me perguntam "Você é gótica" eu responto "Mas é claro!".




Beijos, Succubi!!

15 comentários:

  1. Sandila, tudo bem?
    Esse texto me faz lembrar da época em que as pessoas chamavam EMO, basicamente eu não sabia o que era EMO, e depois de um tempo descobri que eu tinha muita afinidade com a subcultura gótica, mas eu não sinto a necessidade de ouvir apenas musica "gótica" ou somente rock.
    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!!!
    Concordo plenamente.
    Gosto de mtas coisas goticas, principalmente da arquitetura e vestimenta, mas não sou!!!
    eu sou só eu, rs.....com um mix de gostos e sem nenhum rotulo!!!
    Bjsss.

    ResponderExcluir
  3. Ah , eu acho o estilo lindo , principalmente as makes !
    Ah proposito estou com falta das makes q vc fazia ...
    Vc apagou os videos antigos?

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não apaguei. Na verdade, eu apaguei o blog antigo e fiz esse com o mesmo nome. Os vídeos eu irei repassar aos poucos pra cá, mas por enquanto eles estão apenas no meu canal do youtube *-*
      Beijos

      Excluir
  4. Mochlath, eu penso o seguinte: a necessidade que algumas pessoas tem de se encaixar num grupo diz muito sobre elas, pois significa que elas querem renegar a sua essência.
    E não é fácil pra ninguém admitir isso, sabe? Eu não me restrinjo a um gênero para que as outras pessoas me vejam como uma pessoa leal a aquele gênero. Eu gosto do que gosto e convivo muito bem assim, não renego as minhas raízes e se eu deixo de gostar de alguma coisa, é porque eu simplesmente deixo, oras. uheuehuheheu
    Eu mesma, fui conhecer a cultura gótica recentemente, e me sentia meio deslocada quando os outros perguntavam se eu era gotica. Mas aí só pra calar a boca deles e não entrar no quesito filosófico e ideológico da coisa, é sempre bom deixar eles pensarem, né?
    O blog tá muito bom e parabéns pelo conteúdo, vai nessa que eu te acompanho!
    Bêzo!

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia parece que se não há um rótulo para se colocar, você está perdida ; mas ao mesmo tem a internet clama aos quatro cantos a necessidade do indivíduo sobre a liberdade de expressão.
    Pra mim sempre haverá essa incompatibilidade, então eu procuro nem dar o meu precioso tempo pra quem simplesmente procura me puxar para baixo pelas minhas escolhas. Pois eu não me visto sempre de maneira tão dramática, pois eu não gosto de chamar atenção, e eu sei que muitos góticos se vestem à sua maneira por que gostam, e não por procura de atenção.
    Já sou alta, se colocar uma das lindas botas de salto 15, fico uma pequena mulher de 1,96 m, então eu escolho não chocar as pessoas para que elas não fiquem me encarando o tempo todo, mais do que elas naturalmente já fazem....
    Parabéns pela sua coragem Mochlath, Bjossss

    ResponderExcluir
  6. Puts, excelente...

    Sem palavras, amei
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu penso parecido com vc, só q não adianta eu dizer q siu gótica se não conheço o mínimo de gothic rock, é como muita gente q ouve metal e ama bandas como epica, within temptation e afins e sai dizendo por aí q é gother, lamento, mas nãoé. Vc pode ouvir o q vc quiser, até bandas fora do goth, como por exemplo symphony metal e gothic metal. Mas se vc não conheço um terço da subcultura gótica pra mim vc é só um trevoso, só q jamais desrespeitaria pq ninguém nasce sabendo tudo.

    http://deadrosescrown.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayana, é o seguinte, se você não conhece ou não gosta de música gótica (Goth Rock, Death Rock, Darkwave, EBM, etc), você não é gótica - simples assim.

      Eu nem entrei nesse mérito no texto. Basicamente o que eu disse é que a subcultura gótica é baseada na música e na estética; por sua vez, a estética e a música gótica são baseadas em contextos artísticos históricos. Para você ser gótico não precisa entender esses contextos, desde que se identifique com a estética e com a música (apesar do que, seria muito bom se entendesse).

      No caso do metal, é como você mesma disse: uma pessoa pode ouvir o que quiser, o que mais gostar - mas desde que ela goste da música (Goth Rock, Death Rock, Darkwave, EBM, etc) e da estética gótica, ela continuará sendo gótica.
      Conheço pessoas góticas que vão de Bauhaus e The Sisters of Mercy até Lana Del Rey! (:
      O que eu não concordo mesmo é as pessoas acharem que para ser gótico você precisa ter aulas de história da arte ou que só tem que gostar do gótico.

      Mas, que fique claro, nada que termine com "metal" é gótico. Não adianta. Quem se acha gótico por que escuta Epica (sem conhecer ou gostar de nenhuma banda gótica) está errado, sim.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Érica, o que eu acho disso, eu respondi no meu próprio texto. Você disse "só quero usar o que eu quiser, quando eu quiser e sentir vontade, sem ser vista por maus olhos pelas próprias pessoas que só tenho admiração" - você está certíssima em se vestir da maneira que quiser, mesmo que hoje 'seja de um jeito dark' e amanhã 'seja de um jeito mais fofinho'. Você está sendo você mesma e está se expressando da maneira que quer.

      Rótulos, na verdade, são extremamente limitantes por isso! Nós nunca somos apenas uma coisa ou apenas outra: puxa, eu também adoro uns flashbacks dos anos 80, filme de comédia romântica... Tem inúmeras coisas que eu gosto que não se encaixam na subcultura gótica! Inclusive o metal extremo, da qual sou amante fervorosa!

      Agora no quesito de ser visto com maus olhos, se acostume com isso também. Infelizmente a maioria das pessoas que gostam de pertencer a um grupo e ter um rótulo são o tipo de pessoa que não admite que você fuja dos padrões do grupo. Parando para prestar atenção, isso é extremamente contraproducente, porque uma subcultura alternativa, que presa pela autenticidade, tem inúmeras pessoas que não gostam que você seja você mesmo se isso fujir da proposta do grupo! Essa é a maior contradição que existe nas subculturas!! Você não pode agradar todo mundo, minha flor - se você estiver feliz consigo mesma, isso tem que te bastar, pois você é a pessoa mais importante que tem que agradar (na verdade, é a única).

      Continue sendo você mesma e esqueça essa história de rótulos <3

      Muito obrigada pelo seu comentário, Érica *-*
      Beijões!

      Excluir
    2. Muito obrigada você pela resposta, sua linda! :) Beijões!!!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Curti muito San.
    Percebo cada dia mais como e o quanto a essência é importante e anular a isso é algo mortal. Parabéns pelo conteúdo inteligente vc é fera. Beijos te admiro muito!

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandila! Parabéns por mais um texto de estupendo bom-senso :-)
    E muito obrigado pela gentil citação do texto que eu e Flávia escrevemos .
    Somos góticos e muitas outras coisas :-) abração!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu não deixe passar nenhum sem ser lido. Se for criticar, critique com respeito :)