A fútil do blog de maquiagem

Não foram poucas as vezes que pensei em desistir desse blog.
Até já exclui tudo uma vez, mas bateu o arrependimento e a saudade de compartilhar o pouco que sei sobre maquiagem e voltei. Desde então não tive muita paz nesse sentido... vez ou outra me pego pensando em excluir tudo pra não recomeçar mais.

Por que isso acontece? Pura e simples falta de identificação?

Logo descobri que as perguntas que realmente fervilhavam por trás das cortinas tinham mais a ver com: Que tipo de imagem eu passo às pessoas que me visitam? Será que elas pensam que 24 horas do meu dia se resumem em maquiagem, looks e vídeos no youtube? Pior: será que estou mesmo sendo fútil?

Olho o blog, todo o conteúdo que já publiquei e fico me perguntando quanto de mim tem nisso tudo. Foi pensando nisso que encontrei o problema: eu não me enxergo por completo nesse blog. Não tem muito de mim aqui... na verdade, tem quase nada.

Pensei um tantinho mais e, puxa vida, não era pra ter mesmo!
Num lapso de racionalidade, lembrei que isso aqui é apenas um blog de maquiagem, looks e - no máximo - alguns pensamentos relacionados ao assunto. Um blog que eu fiz exatamente pelo prazer de ter algum lugar para compartilhar coisas que não considerasse sérias; pelo prazer de ser fútil e poder me concentrar em amenidades algumas vezes por semana. Quem sabe até poderia ajudar alguém com isso!

Isso daqui tem a ver comigo? Isso sou eu?
Sim! Isso sou eu.
Mas não só isso; eu também sou um pouco dos livros que leio, dos filmes e séries que acompanho, dos jogos que me divertem, das notícias que chamam minha atenção... sou um pouco das (poucas) pessoas que fazem parte de minha vida, dos pensamentos que tenho e expresso (ou não expresso), dos lugares que vou por obrigação e por prazer... sou muito das músicas que ouço e da pessoa com quem compartilho o cotidiano - e poderia estender essa lista por infindáveis parágrafos!
Poxa... sou muitas coisas - não só um blog ou um perfil no facebook.
Ninguém é.


Será que não existe dualidade nas pessoas?


Afinal, será que realmente importa se estou vindo aqui e sendo um pouco fútil? Será que realmente importa a imagem que algumas pessoas fazem de quem tem um blog de maquiagem?
Vivendo em sociedade, aprendemos que as pessoas tem nuances, são complexas. Muitas vezes nos surpreendemos com alguém que julgávamos conhecer bem - alguém que está em nosso convívio há anos ou, até mesmo, alguém que compartilhou conosco o mesmo lar desde que nascemos! E isso é lindo!

Ao me preocupar de estar parecendo fútil num blog que não tem a finalidade de escrever textos pessoais (muito menos filosóficos), a única coisa que me passa pela cabeça é: "Por que a opinião de desconhecidos tem me influenciado?".
Além disso, qual o problema em ser "fútil" (põe aspas nisso) algumas vezes?

Enquanto procuro a solução dessa equação posso dizer que, por enquanto, a vontade de excluir tudo foi neutralizada.

(De repente me deu uma vontade louca de divulgar um blog de pensamentos que tenho desde 2012 - Meu Sol Negro... Quem sabe alguém possa entender alguma coisa dos pensamentos dispersos que tenho rs)


Me sigam nas redes sociais:

23 comentários:

  1. San <3 Engraçado você escrever esse texto porque eu tava pensando nisso por esses dias. Mas eu acho que a frase que mais resumi isso pelo menos pra mim é "Por que a opinião de desconhecidos tem me influenciado?" na realidade porque ela deve te influênciar? Cara, minha mãe me fala uma coisa que sempre que eu me deparo com algo assim nesse sentido de "qual problema" , eu lembro , que é " Oque as outras pessoas acham de você é problema delas ,não seu" , e eu acho que isso é bem oque eu coloco pra mim,sabe? sobre a questão da futilidade , eu acho que isso tem sido colocado nos blogs e canais de maquiagens , sem ser pro público alternativo, eu não vejo isso pra nós de certo modo, pelo contrário senti que nós somos muito mais "livres" dessas amarras do que as blogueiras e YT da vida ai, que essa são mesmo julgadas e apedrejadas diariamente. Aqui é a sua distração, local que eventualmente você pode dizer que você quer colocar mais "futilidade" se quiser.Eu acho que não há como 100% num blog num canal nos passarmos oque nos somos eu mesma gostaria que isso acontecesse mas não acontece comigo! É isso e Beijos <3 e sinta-se livre pra as vezes falar oque você acha , estamos aqui pra te ouvir e compartilhar também *-*

    www.primordial-breath.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Niha, que gostoso te ver por essas bandas!
      Pois sua mãe está certíssima: o que os outros acham de nós é problema deles, não nosso - mas, infelizmente, não é sempre que conseguimos nos desvencilhar dessas opiniões tóxicas.

      Também concordo contigo: os canais e blogs de maquiagem que não focam num público alternativo, tendem a parecer mais "fúteis". Talvez isso aconteça por causa da publicidade excessiva (fica difícil saber se a pessoa está compartilhando a própria opinião ou se ela foi comprada)... mas não posso deixar de perceber que todas são bem mais profundas do que parecem em seus canais e blogs - afinal, aquilo é só um pedacinho de quem elas são.

      Muito obrigada por seu comentário, lindona! É muito importante pra mim <3

      Excluir
  2. Eu tbm já tive esses questionamentos rs,mas sabe,as vezes o que é fútil para alguém,pode não ser fútil para outros.
    O make não é futilidade,é arte,vc realça a beleza de um rosto,dá expressão á uma foto.além de nos deixar bonitas,não é um prazer quando nos olhamos depois de maquiadas?

    Os tutorias são uma doação dos seus conhecimentos,é um aprendizado que ajuda outras meninas com toda certeza.

    Para nós alternativas seu trabalho se torna mais importante ainda,pq somos tão carentes de lugares onde tenha coisas do universo feminino que nos indentiquemos.

    Mulheres tem o poder de serem tantas coisas ao mesmo tempo,somos um conjunto de tantas coisas,amantes,mães,educadoras,trabalhadoras,durante um dia exercemos muitas funções,viajamos nas páginas de um livro e ainda somos belas,adoramos o cheirinho de um creme na pele,uma cor nos lábios,uma jóia nas mãos ou pescoço.

    Por isso eu acredito que a beleza/make não é futilidade,é apenas uma das nossas partes,algumas pessoas podem se perder e exagerar em qualquer um desses pontos,ex.algumas mulheres se dedicam apenas aos filhos e se anulam,e isso não é saudável,seria melhor pra ela se ela tirasse um tempinho para passar um batom vermelho rs.

    Em um blog não é possível mostrar tudo sobre vc isso é fato.E como vc mesma disse,qual o problema em gostar de maquiagem,ou de X estética visual?

    Bjos ♥
    (desculpe o jornal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente adoro os jornais, Gio! <3
      Você tocou num ponto que me chamou muito a atenção: as mulheres que, por exemplo, cuidam demais dos filhos e se anulam...
      É incrível como tudo, em excesso, é prejudicial, não? Isso deve acontecer exatamente pelo fato de tudo no Universo ser muito amplo e abrir espaço para muitas interpretações - se nos prendemos à uma só coisa, aquilo se torna algo ruim!

      As pessoas que são bitoladas por - vejamos - livros, não deixam de ser um tantinho fúteis, resumindo seu universo pessoal em quantos livros conseguem ler no ano rs
      Não sei se me expressei direito, mas espero que sim.

      Enfim, beijões, minha linda!

      Excluir
    2. Exatamente,San ♥
      eu citei esse exemplo pq eu vi muitas amigas minhas se perdendo nisso,infelizmente :(
      Por isso acho q devemos ter nossas responsabilidades,trabalho,filhos,ou seja lá oq for,mas nunca se prender a uma coisa apenas,porque por mais que amemos aquilo,uma hora sentiremos um vazio.
      Exagerar em algo,por mais bom e correto que seja,não é bom.
      bjos

      Excluir
  3. Poxa.. não pense nisso outra vez... :/
    Adoro suas maquiagens e dicas, seus looks, e tudo mais que posta aqui.

    Sabe, o negócio é não importar com o que os outros falam e pensam. Porque mesmo que você fosse só o que passa nesse blog, isso teria que importar apenas a você. Se ser assim é o que te faz feliz, foda-se o mundo. Não acredito que só porque uma pessoa gosta de falar de maquiagem ela seja fútil. Como você mesma disse, as pessoas podem ser milhares em uma só, então porque ser só uma coisa? E mesmo que fosse só uma coisa, como eu disse, também não importa. O importante é ser feliz e gostar do jeito que se é ^^

    Enfim, eu acredito muito que as pessoas podem ser várias coisas, inclusive algumas vezes contraditórias, sem deixar de ser ela mesma.

    Acho que por isso não defini uma linha só de posts para meu blog, exatamente para eu poder postar/falar o que quiser a hora que quiser. ^^

    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo, Mone <3

      Bom, de fato os outros não tem nada a ver com nossas escolhas - mas acho que é do ser humano ficar refletindo quando o outro joga sobre nós suas ideias preconceituosas (nesse caso, não sobre mim, mas sobre a questão toda).

      No final das contas, é como você mesma disse, Mone: ninguém é uma coisa só - principalmente na internet, onde temos o poder de mostrar apenas aquilo que queremos que vejam (o que pode ser muito bom, ou muito ruim, dependendo da ocasião).

      Beijões, Mone!

      Excluir
  4. Penso exatamente o mesmo San! Essa questão do que abordamos em nosso blog é mesmo polêmica. Sempre nos vemos em meio à uma dualidade sobre o que agrada e o que realmente gostamos ou queremos fazer. Tento fazer do meu blog sempre o mais original e autentico possível, mas isso é muito dificil! Acho que devemos sempre seguir o que achamos, se não acabamos com um blog fútil e moldado, como os milhares que tem por aí.
    Adoro o Nox, acho que você consegue conciliar muito bem as coisas por aqui :)
    Beijo, Ariel
    www.inexplicited.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, além da grande maioria estar preocupada com o que agrada os outros, nós mesmos nos pegamos pensando algo assim ao menos uma vez, quando temos o blog a certo tempo... parece que as expectativas dos outros começa a nos moldar, sabe? É algo meio estranho, porque é quase inconsciente! Ai, vez ou outra, temos que dar uma chacoalhada nas ideias pra não ir com a maré.

      Enfim, muito obrigada mesmo Ariel! <3
      Feliz que goste do meu cantinho!

      Beijões!

      Excluir
  5. Seja!
    Seja quem você é e mostre o que você quiser de si!
    Acho que por mais que a gente diga que a opinião dos outros não nos importa, somos sim influenciadas por ela, o que fazemos é trabalhar nossa autoconfiança para minimizar ao máximo essa influência.
    Todo mundo tem um mundo dentro de si, com vários interesses, gostos e experiências, e filtrar o que se quer mostrar não quer dizer que se é fútil.
    A verdade é que nessa era de conhecimentos superficiais em que vivemos, as pessoas gostam de parecer mais inteligentes, mais cultos do que são e justo porque quererem mostrar demais, julgam pelo que vêem. Se você tem um blog de maquiagem, é fútil. Se faz textos de conscientização sobre alguma coisa é 'mimimizenta' ou chata. Não entendem que você pode, simplesmente, não querer mostrar outras coisas, acham que essas outras coisas não existem.
    Entendo sua ideia de ter vários blogs (direcionados) ao invés de um só, mas já pensou em criar um espaço pra você falar tudo que quisesse? Tanto sobre maquiagem, quanto fotografia, como textos e reflexões pessoais (que quisesse expor), tudo num lugar só? Talvez limasse de vez essa sensação que você falou de "Não sou só isso".
    Beijão e até mais, minha linda! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não entendem que você pode, simplesmente, não querer mostrar outras coisas, acham que essas outras coisas não existem."

      Perfeito, Thays! Por isso que eu te amo <3 rs
      Basicamente, você sintetizou o que eu queria dizer com todo o texto, porém numa frase só.

      E eu estou pensando seriamente em inserir mais coisas do tipo aqui no Nox...
      Se o blog nos agradar, ele irá atrair semelhantes - mesmo assim, o grande problema permanece: se eu gosto dos mesmos tipos de make que determinada pessoa, por exemplo, mas somos completamente diferentes em todo o resto, eu não estou atraindo alguém semelhante... Só alguém que gosta dos mesmos tipos de make que eu!

      Se eu começar a inserir mais assuntos que são de meu interesse por aqui, fica mais fácil filtrar (tanto da minha parte, quanto das pessoas que me acompanham - ou acompanhariam)...

      Obrigada mesmo, minha linda! Seu comentário foi importante demais!

      Excluir
  6. Acho que as pessoas jogam a culpa nas coisas erradas.
    É normal sentir raiva e desconforto por se sentir pressionada a usar maquiagem. Mas adianta chamar a blogueira de fútil? Falar mal da sua vizinha que vende Mary Kay?
    As pessoas reagem diferentemente à pressão social. Algumas cedem, outras se revoltam por não se identificarem. Do que adianta culpar essas pessoas que cedem? Não vai mudar o status quo.
    Claro, todo mundo tem aquela pessoa que acha ruim você não usar maquiagem e te pressiona DIRETAMENTE em conversas no seu dia-a-dia ou com comentários passivo-agressivos. Mas extrapolar essa raiva para toda e qualquer pessoa que use maquiagem não faz sentido algum!

    Eu uso maquiagem nos fins de semana basicamente. Eu tenho maquiagem demais para usar só nessas situações, mas é que eu amo descobrir novas texturas e novos produtos. Tenho amigas que não têm esse interesse, e sempre tenho assunto para falar com elas da mesma forma.
    Ao mesmo tempo eu também gosto de ler. Leio menos livros hoje, mas estou lendo artigos de opinião online o tempo todo, sem parar. Tenho opinião formada sobre tudo, amo debater e tenho o dizer sobre vários assuntos. Minha leitura vale menos de quem lê livros?
    As pessoas adoram aplicar maniqueísmo em tudo e criar esteriótipos viu. Pqp.

    http://diasdecha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maniqueísmo resume a questão, Chadias! Como diria Sirius Black, "o mundo não pode ser dividido entre os bons e os comensais da morte" rs

      Infelizmente as pessoas não se conformam com o fato de que alguém pense - e seja - diferente dela... Se você não usa maquiagem e eu uso, você está errada. Se você não lê livros e eu leio, você está errada. Se você gosta de amarelo e eu não gosto, você está errada...

      Poxa, as coisas não são assim! Só existe certo e errado em nossas esferas pessoais - e o que é pessoal, não podemos aplicar à vida do outro! Tudo se resolveria com uma dose de respeito, mas isso parece muito para algumas pessoas =\

      Nossos conceitos das coisas tendem a ser muito amplos! Creio que a verdadeira futilidade consista em querer resumir tudo em duas linhas.

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  7. Poxa, Sandila... É uma pena, que você se sinta assim! Nós, seres humanos, temos a presunção de julgar tudo ao nosso redor. Uns, mais que outros - é verdade -, mas tudo que nos é diferente, se torna motivo pra críticas. Quem deve julgar aquilo que é "fútil"? Aqueles que não conhecem seu real comportamento, não choram suas lágrimas e nem sorriem seus sorrisos? O que você faz é, simplesmente, único! Lembre-se, sempre, disso.
    Espero que fique em paz, por definitivo, com essa questão, moça!

    Beijões! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo, Marcela!
      É como você mesma disse: infelizmente isso é do ser humano... Quem nunca julgou algo que atire a primeira pedra, não?
      Obrigada <3

      Beijões, minha flor!

      Excluir
  8. Sandila, eu já tinha lido o texto pelo celular e assim que tive oportunidade, vim dar meu pitaco!
    Pelo que eu conheço de você, da internet, eu consigo enxergar as várias Sandilas que você é: você lê, você se maquia muito bem, você é linda, você fotografa... você é uma pessoa com tanto conteúdo!
    Parece que o fato da pessoa ter um blog é total perda de tempo. Sempre tem alguém 'rotulando' você. Se você faz maquiagem você só se importa com aparência, se você lê livros e vê filmes você quer bancar a intelectual.
    Eu já me cansei disso, e até expressei lá no meu blog o quanto eu não queria me limitar, e até mudei o nome por causa disso. A ideia de ter um blog pessoal, abre os horizontes pra gente.
    Eu quando tinha um blog apenas de reflexões, era taxada de ' a menina chorona, cheia de mimimi, gótica -emo que vivia absorta em meus pensamentos, sem ação. Afinal, o que eu ia ganhar com aquilo? Algumas pessoas achavam. Até me tranquei pra isso, fiquei muito mal. Eu não sei lidar muito bem com esses julgamentos...
    Eu espero que você se sinta à vontade sempre pra se expressar, e sempre que possa, aperte o botão do foda-se!

    Adoro você como pessoa e adoro seu trabalho também!
    beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que a maioria já tem argumentos prontinhos quando o assunto é julgar os outros: "Não importa o que façam, se não for igual ao que eu faço, eles estão errados!"
      Os conceitos de "certo" e "errado" são tão abstratos para que uns se sintam à vontade julgando os outros com base neles...

      Enfim, muito obrigada mesmo, Mayara! Obrigada pelo carinho, por acompanhar meu trabalho... Por tudo!
      É importante demais pra mim!!!

      Beijões <3

      Excluir
  9. Sandila, me abraça <3 Quantas vezes eu já me senti exatamente que nem tu e tive vontade de escrever algo assim também... inúmeras. Essa imagem que tu colocou mais pro final do texto sempre me irritou muito - essa ideia de que as pessoas (sobretudo as mulheres) são tao rasas a ponto de só poderem se interessar por uma coisa, só terem uma vontade, um objetivo, serem um estereótipo ambulante - ou você é a menina culta que gosta de livros, ou você é a fútil que gosta de moda/maquiagem. Só que a vida não é feita de pessoas assim, ainda bem - e eu sempre detestei aquelas meninas que olham pra pessoas como nós com aquele ar de desdém do tipo "eu sou superior porque eu não perco meu tempo com essas futilidades", enquanto não tem nada a ver - nós somos livres pra gostar do que quisermos e não precisamos nos limitar, muito menos por conta da opinião esdrúxula dos outros. Não tem problema nenhum em ter blog de maquiagem. Tu não está procurando mudar o rumo da física com isso, só está querendo passar aos outros um talento que tu tem, e diga-se de passagem, tu é incrível nisso.
    Não pensa mais em desistir não, hein u-u ahaha
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, sua linda <3
      O tipo de pessoa que se acha superior por conta disso me irrita tanto quanto irrita a você. É incrível como a necessidade de "ser melhor" que o outro seja uma prioridade na vida das pessoas!
      Sempre procuram motivos para comparação e só de a pessoa se comparar com os outros (seja pra se exaltar ou não) já vejo um problema seríssimo.

      Não somos pessoas limitadas <3 Ninguém é!

      Obrigada mesmo, Bruna linda! Por tudo <3

      Excluir

  10. Sandila, você já parou pra pensar que às vezes a vontade de desistir pode vir de cobranças internas e até mesmo cobranças pelo "sucesso" de um blog? Porque hoje "blog" virou uma coisa de "importância", querendo ou não, representa a pessoa que escreve ("olha aquela é a fulana do blog tal!" - "a fulana do blog tal, disse que..."). Eu já tive momentos de só pensar o que postaria no blog ao invés de pensar sobre outras coisas que eu precisava fazer no dia!! Isso é cobrança. Eu me cobrando sobre contúdo do blog...

    Porque a opinião de desconhecidos te influencia?
    Simples: porque você escreve pra desconhecidos!
    Eu não conheço todo mundo que acessa meus blogs. E se eles acessam é por algum motivo. Então, de certa forma, eu preciso considerar a opinião dos desconhecidos por mais que eu não me importe. Quem tem blog, lida com pessoas. Quer dar um "nem aí" pra eles, pode dar! Mas são seus leitores. Só não confunda leitores com haters e trolls... esses sim devemos desconsiderar.

    Sobre futilidade... vejo mais como conteúdo que não agrega e não serve pra nada. Seu espaço não é fútil, é didático. Você ENSINA a se maquiar. Onde está a futilidade? Talvez em você comprar makes sem precisar? Pode ser, mas aí é uma coisa sua, que não é demonstrada no blog... na minha visão, você compra makes porque curte e porque tem uma finalidade: o uso. Você não compra pra ter número - isso sim é futilidade, ter por ter, simplesmente.

    Como você bem disse, os canais de make mais mainstream soam mais fútil por causa da publicidade excessiva. Por isso é bom você estabelecer um "padrão" de publicidade no seu blog e até mesmo um limite.

    Se sentir representada no blog... bom eu mesma julguei você mal como comentei no post da Tag Minha Moda. A gente passa uma imagem sim - querendo ou não - e cada pessoa interpreta a sua imagem. Só acho que a gente é que opta o que mostrar no nosso blog. Quais nossas nuances... eu não mostro todas as minhas e acho que você também não ;)

    ResponderExcluir
  11. Quando falei sobre as opiniões que me influenciam, era realmente aos tais 'haters' que eu me referia, Sana. Não sei se estou certa, mas penso que nossos 'haters' falem mais sobre nós do que as pessoas que, de fato, nos acompanham. Eu tento 'não dar bola', mas vez ou outra me pego pensando naquilo.

    Realmente há vezes que me cobro muito em relação ao blog e muitas vezes já fiz como você: ficava maquinando sobre o que postar e sobre os próximos vídeos. Isso é ruim até para o próprio blog, creio eu, pois faz com que as postagens percam aquele tom mais descontraído e se tornem meio robóticas - a gente vai pensando daqui, editando dali e quando vê, o texto já perdeu boa parte do sentido original.

    Enfim, seu comentário está me fazendo refletir demais, Sana! Obrigada por isso. Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Sandila, sabe que eu já me irritei muito com isso, achando que tudo era futilidade, mas a ficha caiu recentemente, toda a vez que eu vejo um post legal sobre a opinião sobre algum assunto relevante, eu vejo milhares de comentários inúteis de pessoas destilando veneno, então do que adianta você expressar a sua opinião com a intenção de conscientizar as pessoas se elas não querem isso, eu tenho dó de pessoas que expressão sua opinião e são atacadas com os piores comentários da face da terra, todo mundo quer pregar uma verdade absoluta e cá entre nós eu ultimamente prefiro ver dicas para manter a cor do meu cabelo, ou ler algo sobre mangás, animes, porque é tanto ódio que as pessoas distribuem que eu já cheguei a perder a vontade de ter qualquer rede social tanto é que no ano passado exclui todos os meus perfis, estou voltando aos poucos e o seu texto me fez refletir bastante, ter um espaço meu na internet onde eu posso me dar ao luxo de compartilhar coisas que eu gosto e me sentir bem.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é exatamente o que acontece, Yasmin! Estamos numa situação que as pessoas não sabem, simplesmente, respeitar as opiniões alheias - sempre querem ser as donas da verdade absoluta e sempre procuram arrumar "brigas intelectuais" que servem apenas para encher os próprios egos. Vale a pena gastar energia com isso? Pra mim não vale mais.

      Do meu ponto de vista, o melhor a se fazer na internet é mesmo falar desses assuntos leves e "fúteis"... quem quer que se interesse por nossa opinião sobre algo, que demonstre esse interesse e nos pergunte.

      Beijos grandes, minha linda! Feliz em tê-la por esses cantos novamente!

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu não deixe passar nenhum sem ser lido. Se for criticar, critique com respeito :)