Câmera compacta vs. Câmera Profissional: faz mesmo diferença?

Algum tempo atrás, inclusive acho que foi no outro Nox et Lux, eu disse que estava em busca da minha DSLR para poder me aprofundar melhor na fotografia - e ainda estou. Acontece que, para escolher uma câmera que atenda às minhas necessidades sem desperdiçar rios de dinheiro, muita pesquisa é mais que essencial, então, andei fazendo uns comparativos e pesquisando sobre o assunto. Venho dividir minhas conclusões com vocês.


Olhe as duas fotos abaixo atentamente:




Olhou?
Uma foi tirada com câmera semiprofissional e a outra foi tirada com uma câmera compacta. Você conseguiria adivinhar qual é qual?

Bom, respondendo à pergunta que fiz no próprio título dessa postagem, a câmera faz diferença sim! Mas faz pouquíssima.
A foto tirada com a câmera - considerada - semiprofissional é a segunda, cheia de ruído (granulados bem visíveis quando você clica na foto para ver a versão maior), cor infiel e sem profundidade alguma na imagem. A primeira foto, sem granulados, com cores fidelíssimas e uma profundidade de campo que dá vida à imagem (meu rosto está mais focado que o restante) foi tirada com uma câmera compacta que me custou R$ 300,00 - há 5 anos.



No que uma câmera semiprofissional ou profissional faz a diferença?


Câmeras consideradas semiprofissionais (DSLR's de entrada, por exemplo) e câmeras profissionais (Fullframes) tem um sensor maior e melhor que os sensores das câmeras compactas.
O sensor é a placa eletrônica que capta a luz e a transforma em imagem, substituindo o filme das câmeras antigas. Quanto maior o sensor da câmera, mais luz ela captura e mais nítida e bonita fica a imagem.

Outro ponto positivo para esse tipo de câmera é a possibilidade de usar modos manuais de captura e fazer uma composição parcial ou totalmente controlada por você - se a câmera não possui modos manuais (o caso das compactas e superzoom's mais comuns), é ela quem controla a composição e você apenas clica para capturar a imagem.

A última diferença marcante é poder fazer a troca das lentes da câmera, usando a lente mais adequada à situação.

Fora esses três fatores, existem outras diferenças menores, mas que não são tão significativas na prática.




Como fica na prática?


Na prática, muitas coisas devem ser levadas em consideração.

Primeiramente, você deve analisar bem que tipo de fotos pretende fazer ou, no caso de trabalhar com fotografia, a área na qual irá atuar.
Se você pretende fazer fotos da vida animal, fotos noturnas ou macro de grãos de areia, invista na melhor câmera profissional que couber no seu orçamento, sem discutir. Você pode conseguir fotos aceitáveis de um pássaro em vôo com uma compacta, mas nunca fotos impecáveis, com diversos pontos de foco e uma profundidade de campo que não façam do pássaro uma mancha marrom pelo céu.

Em contrapartida, se você pretende apenas fotografar a si mesmo, seus familiares ou trabalhar compondo books - resumindo, fotografando pessoas em geral - em locais com iluminação favorável (como ao ar livre ou com luzes de estúdio), você pode obter resultados maravilhosos com uma compacta ou semipro, que em nada deixam a desejar se comparados à resultados de câmeras DSLR mais avançadas. Basta saber como tirar o melhor proveito do equipamento que você tem.

Fotografia não é apenas qualidade de equipamento; fotografia é principalmente luz, ângulo e criatividade. Estou eu querendo dizer que você não precisa comprar uma DSLR para tirar fotos com mais qualidade ou trabalhar com fotografia? NÃO. De maneira alguma.
Estou apenas dizendo que a diferença é o fotógrafo quem faz, não a câmera.

Se um fotógrafo profissional possui a câmera DSLR mais nova do mercado, com mais qualidade, e tira todas as fotos no modo automático, é possível que um bom fotógrafo usando uma câmera compacta consiga resultados melhores que os dele.



Conclusão


Foto produzida com uma DSLR de $5.000,000 (fonte)


Foto produzida com uma compacta de $150,00 (fonte)


E sim: a foto tirada com a compacta parece ter mais qualidade que a foto tirada com a DSLR!! O fotógrafo Ken Rockwell, em seu site (no link "fonte", texto em inglês) explica o que fez para deixar a foto com a compacta mais atraente que a foto feita com a DSLR.

A câmera faz diferença, sim. Porém, quem faz a diferença mesmo é o fotógrafo.
Nas minhas fotos, no começo do texto, a primeira está com qualidade superior porque eu soube aproveitar a luz do ambiente e o recurso da câmera de detecção de face (que desfocou um pouco os arredores para dar mais ênfase ao rosto) para que a composição ficasse mais profissional - mesmo utilizando uma compacta.
A segunda foto está com qualidade inferior porque tirei no meu quarto, que é escuro, sem nenhuma fonte de luz abundante (não batia sol suficiente no local) e com o balanço de branco errado, o que fez com que ela perdesse muita qualidade, mesmo tendo sido produzida com uma câmera considerada semiprofissional.

Não julgue um fotógrafo pelo equipamento que ele usa, mas sim por sua técnica. Antes de contratar alguém, veja seu portfólio, sua experiência - não se a câmera dele é maior e mais pesada que a câmera do concorrente. E se for você a ingressar no mundo da fotografia profissional, procure obter resultados bons com a câmera que você já tem - pois, assim, quando você puder adquirir um equipamento melhor, ele vai acrescentar na sua técnica; não te fazer dependente dele.

Eu, de minha parte, continuarei minha busca pela DSLR perfeita (para minhas necessidades) e assim que encontrá-la virei dividir minhas experiências com vocês.


“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” 
- Arnold Newmann


Espero que tenham gostado dessa postagem. Faz MUITO tempo que não escrevia nada sobre fotografia aqui no blog, pois não sei se vocês se interessam. Porém, para sair do foco "maquiagem, maquiagem e mais maquiagem", passarei a escrever sobre o assunto mais vezes.
Também, fiz uma página no facebook para compartilhar algumas de minhas fotos. Espero que curtam se gostarem do meu trabalho (link aqui). 


Beijões!!

12 comentários:

  1. Não sabia que você trabalhava com fotografia! Gostei muito das dicas, principalmente porque estou prestes a comprar minha DSLR também e percebi que ainda não consegui fotos boas com minha compacta. Talvez seja necessidade de estudar mais sobre o assunto, não?

    Você já fez curso de fotografia? Vi sua página e gostei das fotos (coloca mais fotos lá!).

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou entrando no ramo agora rs

      Bom, eu sugiro que você domine sua compacta primeiro, porque se você acha que ainda não consegue tirar boas fotos com ela, quando comprar uma câmera com mais recursos, pode ficar ainda mais perdida.

      Eu fiz um curso básico de composição e fotometria, mas curso de fotografia mesmo nunca fiz. São cursos muito caros e eu nem sequer tenho uma câmera profissional (que são exigidas em cursos). Sinceramente eu não faria, porque encontro muito material de qualidade na internet for free.

      Beijões

      Excluir
  2. Achei bem interessante o que você falou sobre as câmeras. Eu fico às vezes com muita vontade de comprar uma semi, mas estou me contentando com o meu celular mesmo hohoho. Ele foi bem caro, então fica complicado comprar outra coisa cara rsrs Vou primeiro aprender a fotografar melhor com ele.
    Parabéns pelo blog, suas maquiagens são lindas!!
    Beijos.

    sabado-chuvoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andy! Fico feliz que goste do meu cantinho <3

      Excluir
  3. Gostei das dicas,ficaram bem simplificadas (eu dei umas dicas bem pedreiras no meu blog kkkk),falando nisso que você escreveu,vieram me perguntar que câmera eu uso.Eu respondi,mas emendo que o resultado final vai depender da pratica independente do equipamento (falaram que eu era chata kkk),acredito que fotografia seja um assunto que divide opiniões,pois cada fotografo usa uma técnica diferente e tal.Acredito que para muitos é difícil entender que o tamanho do equipamento não tem nada a ver com a foto,já ouvi muitas vezes "ah é só apertar um botão",e por isso que deixo exposto o que eu faço dês do começo,quando eu pegava câmera emprestada para praticar.Como você mesma escreveu,fotografia é muito mais que um equipamento,é luz,angulo,enquadramento e criatividade!Eu tinha escrito um puta texto,mas deu erro aqui LOL

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas não colocam isso na cabeça, Marcela! rs rs
      Já vi fotos péssimas tiradas com câmeras de 7mil reais e fotos maravilhosas tiradas com compactas. Depende muito do fotógrafo, não adianta.

      Se a pessoa dominar perfeitamente uma compacta, uma câmera profissional vai ser MUITO bem vinda - mas a maioria compra a DSLR pensando que vai passar de fotógrafo patético para profissional por conta dela rs rs É um assunto complicado mesmo.

      Muito obrigada pelo seu comentário! Eu adorei *-*
      Beijões!

      Excluir
  4. Eu tenha uma compacta da Fuji e uma semi profissional da Canon e acho que faz muita diferença! A compacta não tira boas fotos em ambientes com má iluminação como a semi tira. Elas só se comparam em questão de qualidade de fotografia quando tiro fotos em ambientes completamente abertos, na luz do dia. Sem contar que a minha compacta não tem aquele efeito desfocado =/

    Eu acho que depende da compacta também né, sei lá. Mas gostei do post, concordo que o olhar de quem está tirando a foto vale muito mais :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu não desejo me aprofundar em fotografia mas, queria ter uma câmera melhorzinha que a do celular, eu realmente não entendo muito sobre fotografia, aprendi bastante com o seu post e espero que você compartilhe mais seus conhecimentos sobre fotografia.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que faz muita diferença, mas não adianta a pessoa comprar a melhor câmera no mundo e nem saber manusear, triste que até a profissão de fotografia está sendo banalizada :/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post! Realmente não adianta uma câmera profissional quem vai fotografar não consegue sequer usar os recurso de uma compacta da melhor forma possível.
    Espero mais posts como este. *-*
    Eu uso uma superzoom baratinha, a canon sx160is e tento sempre tirar o melhor dela. A sua é qual? Posta mais fotos tiradas por você também. *-*
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também uso uma superzoom mega baratinha, Melissa. A minha é a Nikon L810 e gosto bastante dela (apesar de não ter controles manuais e eu ter que me virar com umas ideias doidas lá). Eu pretendo postar mais fotos por aqui, mas no momento estou focando em postar na página de fotografia que fiz no facebook (San Vieira Fotografia).

      Enfim, beijões, Melissa! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Amoura, adoraria mesmo ver mais posts sobre fotografia aqui. Vc se sai muito bem com isso e acredito que pode crescer muito. É sempre um prazer ver as coisas que vc faz :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu não deixe passar nenhum sem ser lido. Se for criticar, critique com respeito :)